Conteúdo do curso
Módulo 1 | Introdução
Este módulo é um convite à refletir sobre a nossa conexão com a natureza e a importância em cultivar essa relação desde a infância. Também será apresentado uma introdução geral ao conceito de educação ambiental e a história do movimento ambientalista.
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Módulo 2 | Caatinga
Este módulo apresentará a Caatinga, o único bioma exclusivamente brasileiro e que abrange todos os estados do nordeste e o norte de Minas Gerais. O Parque Nacional da Serra da Capivara é nosso ponto de partida para entendermos melhor a riqueza do sertão.
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Módulo 3 | Cerrado
Este módulo apresentará o Cerrado e as possíveis abordagens de educação ambiental para este bioma. Falaremos das comunidades tradicionais e da sua relação com a conservação, e de iniciativas como o voluntariado, poderosa ferramenta de aproximação das pessoas com as áreas protegidas.
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Módulo 4 | Amazônia
Este módulo apresentará a Amazônia, maior floresta tropical do planeta e maior bioma em extensão do Brasil, que ocupa o equivalente a 25% do território do país. Apresentaremos também as comunidades que vivem e dependem da floresta e, por isso, aprenderam a valorizá-la.
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Curso de Educação Ambiental Pé no Parque
Sobre a Aula

O estudo do Meio

O Estudo do Meio pode ser compreendido como um método de ensino interdisciplinar que visa proporcionar para alunos e professores o contato direto com uma determinada realidade, em um meio qualquer que se decida estudar, seja ele rural ou urbano.

Objetivo

Estudar determinada Unidade de Conservação (UC), o ambiente por ela protegido e as inter-relações que se estabelecem na natureza, de maneira interdisciplinar e vivenciada diretamente em uma visita de campo.

Materiais

• Mochila com água;
• Kit de primeiros socorros;
• Sacola para lixo;
• Caderno e lápis para anotações durante as paradas;
• Câmera fotográfica ou de celular.

Desenvolvimento

• Escolha uma UC e uma trilha que seja compatível com o perfil do grupo deeducandos que você irá levar para campo;
• Defina previamente os objetivos do campo e o que se busca estudar (Ex.
biodiversidade; relações ecológicas; relação sociedade e natureza; história do bioma etc.);
• Percorrer trilhas de fácil desempenho com paradas estratégicas durante o percurso para interpretação da paisagem e reflexão sobre esta e sobre os processos socioambientais locais, como história da UC e da região, ecossistema local, relação da floresta com a qualidade de vida humana, entre outros;
• Elencar algumas “perguntas norteadoras” para questionar os educandos em cada parada para explicação, enfatizando a importância do olhar sistêmico sobre a integração dos diferentes elementos da mata, e das diferentes disciplinas curriculares (ex: solo, presença ou ausência de espécies nativas e/ou exóticas; presença humana; história do local; volume hídrico; população tradicional);

• Durante as paradas, estimular os sentidos de acordo com elementos presentes no local. (ex. cheiro de uma flor, consistência de uma casca de árvore, sons da floresta, entre outros). Também pode-se fotografar elementos importantes para serem pesquisados futuramente, em casa ou na escola;
• O uso pedagógico da UC será variável de acordo com o público, adequando a atividade à faixa etária e currículo;
• Como fechamento, fazer um “quiz” com perguntas sobre o que foi visto em campo e os assuntos que foram estudados, com o objetivo de estimular à participação de todo o grupo na construção de conhecimentos a partir de experiências vivenciadas coletivamente na natureza.

Dicas
• Agende a visita com a equipe da UC, de modo a contar com o seu apoio durante a atividade;
• A divisão dos participantes em grupo pode facilitar a abordagem;
• O educador deve interagir nas discussões entre os participantes dos grupos de modo a esclarecer dúvidas e estimular a investigação do local;
• Um piquenique coletivo ao final da atividade e tempo livre na natureza são sempre indicados em visitas às UCs;

OBS: Compartilhe conosco os resultados da sua atividade pelo e-mail
[email protected]