Olá, bem-vindos ao curso de educação ambiental do movimento Pé no Parque, realizado pelo ((o))eco em parceria com Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental, patrocinado pela fundação grupo boticário de proteção à natureza o objetivo do pé no parque é contribuir para estimular a visitação em áreas protegidas e se tornar o visitante cada vez mais consciente o curso está dividido em módulos serão organizados por biomas do brasil em cada módulo haverá quatro episódios nesse primeiro faremos uma introdução ao curso teremos entrevistas com educadores pesquisadores artistas em suma pessoas que nos inspiram além disso disponibilizaremos materiais em textos documentos vídeos e outras plataformas esperamos que se cursiva para você educador como uma ferramenta valiosa de trabalho na reconexão com a natureza e na formação em educação ambiental mas e aí você sabe o que é educação ambiental e e aí a todos nós um dia estivemos muito conectados com as nossas mães passamos meses e um ambiente de por envolvimento independência antes de chegar ao ambiente externo quando saímos cada um encontra um lugar diferente mas todos respiramos o mesmo ar bebemos a mesma água precisamos dos mesmos nutrientes os elementos básicos que permitem a vida são os mesmos para todos estão presentes em um mesmo ambiente a mesma casa a terra quem nos prover esses alimentos é a natureza e durante os primeiros meses e um ambiente externo estamos estão conectados com ela que nos entendemos como uma pessoa só nós nossa mãe nós e a natureza o início da vida portanto é de pura conexão somos natureza sim mas qual a importância da natureza para infância nós conversamos com a laís fiori do programa criança e natureza e ela vai nos ajudar a responder essa pergunta é a importância da natureza para infância é porque a gente entende que a criança ela é no brincar a linguagem da criança é o brincar quando a criança está brincando é ela tá sendo criança quando a criança ela tá brincando na natureza ela tem uma conexão com esse ambiente através do corpo dela é através da inteligência do corpo que ela se conecta com esse meio ambiente e o brincar ele passa pelo corpo da criança é uma forma onde a criança vai aprender e aprender o mundo e por ser um ambiente vivo é um ambiente onde todos os sentidos da criança estão sendo nutridos por esse ambiente vivo então sim naturalmente o ambiente que oferece muitas possibilidades de brincar é porque na natureza os recursos são infinitos onde a criança exerce a criatividade dela o tempo todo ela é autora do próprio brincar onde o tempo inteiro ela tá criando e os seus próprios brinquedos fora questão do bem-estar de estar do lado de fora como é prazeroso a gente tá do lado de fora né assim como a gente se sente bem como o fato de estar em contato com a natureza a gente já tem um equilíbrio emocional interno que também é o impacto na vida da criança através desse vínculo afetivo que ela vai criando com esse ambiente natural onde ela vai desenvolvendo um senso ético um senso estético e dessa forma quando a gente se vincula realmente com água é quando a gente começa a criar recursos para cuidar de algo né então como esse vínculo afetivo com a natureza desenvolve recursos e atitudes mais alinhadas com o meio ambiente e também vontade de que aquilo se perpetue né então naturalmente a gente já sente o interesse em cuidar em proteger né em garantir que aquele ambiente continue saudável onde as nossas atitudes fiquem mais alinhadas então a gente entende que a criança que tem e esse afeto garantido na infância ela se torna um adulto que olhe porque olha para a natureza com uma vontade de cuidar de de conservar de interagir de uma maneira mais harmônica com esse meio ambiente para gente promover esta reconexão é a gente precisa então re-significar no sentido de reconhecer a natureza que está no nosso entorno que dentro da cidade sim a gente a gente tem natureza e a gente precisa então de adultos que garantam esse tempo na agenda da criança né se no dia-a-dia na rotina da criança mas também que de permissão né que de que não seja uma relação com a natureza onde tem a julgamento onde a criança realmente ela possa se sujar onde ela possa escalar onde ela possa testar os seus limites né eu acho importante também a gente entender que até num contexto urbano para que a infância seja rica em natureza é preciso um olhar sistêmico também né não precisa por exemplo de gestores públicos que realmente tenham por exemplo a natureza como eixo e tenha faltas onde estimula esse contato da população com a natureza com as áreas verdes que tenha que tenha em sua falta também um maior número de áreas verdes por habitantes onde a cidade também ela seja mais amiga da criança onde tem interesse que a criança esteja do lado de fora a gente precisa também de médicos por exemplo que reconheça né o poder da natureza na saúde de da criança então de fato estimular um estilo de vida mais desempregado mas em contato com a natureza a gente precisa de escolas também de um sistema de educação que reconhece que esse a a educação ela é cara além dos muros da escola e também para que a natureza esteja dentro dos muros da escola também então quando ela for conceber ali os seus pátios escolares que traga e muitas de elementos vivos né para que a criança tenha contar o educador como é que ele pode contribuir né para que a criança tenha contato com a natureza como é que ele pode promover isso dentro de um ambiente escolar eu acho que a primeira é esse reconhecimento interno essa conexão dele com a natureza de reconhecer o quanto isso é importante o quanto isso faz parte do desenvolvimento sadio e integrar integral da criança e garantir isso na rotina escolar então é gerando tempo é garantido tempo para que a criança tenha contato com aquela brinque para que ela interage de forma espontânea é criando metodologias que dizem parede essa criança então não só dar aulas por exemplo no numa sala de quatro paredes mas talvez promover aulas também é fora da fora da sala de aula onde ele reconheça também presente que o pátio escolar não é só um espaço de transição né que é também um espaço constitutivo com a formação da criança então que ele valorize essa essa esse espaço para que ele de tempo né para que a criança possa interagir e também até prestar atenção ela questão até da materialidade nessa em quando você independente de qual matéria você for trabalhar seja matemática seja português você e trazendo essas referências de materiais vivos né de trabalhar também com de fazer um letramento nesse sentido com os elementos da natureza de trazendo essas referências da natureza para o dia a dia da criança não só dentro da sala de aula mas também nos momentos que a criança está fora da sala de aula também então eu acho que é esse olhar de valorização desse contato de ir trazendo essas dosagens de natureza nas suas aulas mas também de valorizando esse tempo livre e esse tempo fora da sala de aula como álbum também muito importante formativo para o desenvolvimento dessa criança é o desmatamento poluição das águas do ar extinção de espécies e mudanças climáticas são característicos do nosso tempo tudo isso fruto de uma desconexão que leva a uma crise de relacionamento com o ambiente que nos cerca ainda assim muitas pessoas seguem conectadas com o meio ambiente e nos inspiram através de suas ações algumas buscam caminhos para discussões e ações que mostram a importância da reconexão com a natureza a falta de contato com ambiente natural leva uma série de consequências tanto individuais como coletivos e a saúde de cada pessoa e da sociedade como um todo está diretamente associada à saúde do planeta e olhando para carne devido à falta de conexão com a natureza pode gerar um transtorno conhecido como déficit de natureza você já ouviu falar nele o transtorno de déficit de natureza foi apresentada ao mundo pelo escritor richard love no seu livro a última criança na natureza a principal ideia é chamar a atenção aos problemas físicos e mentais gerados a partir da desconexão com o ambiente natural segundo pesquisas esse déficit de natureza pode causar obesidade depressão hiperatividade e déficit de atenção por outro lado o contato com a natureza pode reduzir os sintomas desses distúrbios a própria sociedade brasileira de pediatria em seu manual de orientação reforça a importância do convívio junto ao meio ambiente para a saúde e bem-estar ou seja brincar no parque também cura a escola os pais os educadores têm um papel fundamental em proporcionar esse contato das crianças com a natureza e é aí que entra a educação ambiental além dos benefícios físicos estimula o pensamento crítico e melhor aprendizado em diversas áreas do conhecimento existe uma relação direta entre áreas verdes educação e saúde a ideia de um transtorno de déficit de natureza reforça a importância dos partes para uso público e educação ambiental o pé no parque é o movimento para estimular o contato direto de pessoas de todas as idades com os parques um dos objetivos do curso é incentivar educadores a levar crianças jovens e adultos por contato íntimo com a natureza no próximo episódio vamos mostrar como movimento ambientalista e educação ambiental vem trabalhando no brasil e no mundo até a mata [Música] e aí e aí